Problematização da acessibilidade comunicativa para pessoas com deficiência

Este artigo, intitulado Problematização da Acessibilidade Comunicativa para Pessoas com Deficiência, promove a problematização inicial a respeito da necessidade de reconhecimento e inclusão da acessibilidade comunicativa como uma das características fundamentais e conceituais do jornalismo digital. Usa-se a pesquisa da pesquisa, pesquisa de contextualização, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa teórica como estratégias processuais metodológicas para refletir criticamente sobre o modelo teórico do Jornalismo Digital, a partir dos conceitos e características propostas por Marcos Palacios em seu artigo: “Ruptura, continuidade e potencialização no jornalismo on-line: o lugar da memória”.

Mais sobre audiodescrição
O cinema, como arte audiovisual, se comunica por meio de uma linguagem. No que se
A Editora Catarse lançou o Manual de audiodescrição para produtos jornalísticos laboratoriais impressos, de Daiana
A Audiodescrição (AD), recurso utilizado para tornar o teatro, o cinema, a TV, bem como

Aprendizado da Estética da Audiodescrição

A Audiodescrição (AD), recurso utilizado para tornar o teatro, o cinema, a TV, bem como obras de arte visuais, acessíveis a pessoas com deficiência visual, vem aos poucos sendo implantada no Brasil e demandando profissionais capacitados. Com base nessa constatação, este artigo, intitulado Estética da Audiodescrição, traz o relato de um projeto desenvolvido durante estágio pós-doutoral que se dedicou ao confronto da estética cinematográfica com as técnicas de audiodescrição a fim de verificar como o conhecimento da primeira pode contribuir para a formação do audiodescritor.

Mais sobre audiodescrição
O cinema, como arte audiovisual, se comunica por meio de uma linguagem. No que se
A Editora Catarse lançou o Manual de audiodescrição para produtos jornalísticos laboratoriais impressos, de Daiana
Este artigo, intitulado Problematização da Acessibilidade Comunicativa para Pessoas com Deficiência, promove a problematização inicial

Instrução Normativa 128 de 2016 da ANCINE

Em evento realizado ontem, 15 de setembro, na ANCINE, foram anunciadas as normas e os critérios constantes da Instrução Normativa 128 de 2016, que regulamenta o provimento de recursos de acessibilidade visual e auditiva nos segmentos de distribuição e exibição cinematográfica.

Mais sobre audiodescrição
Norma americana, divulgada pela Divisão de Direitos Civis do Departamento de Justiça dos EUA exige
A ABNT publicou a norma ABNT NBR 15290 / 2016 - Acessibilidade em comunicação na
Com o objetivo de acompanhar a implementação e validar as tecnologias de provimento dos recursos

Listening TV: aplicativo de audiodescrição para TV Digital

Pesquisadores da Faculdade de Computação e Engenharia Elétrica (FACEEL) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) foram vencedores no 3rd IPTV Application Challenge, um desafio internacional de aplicações IPTV, também conhecido como TV por protocolo de internet. A equipe composta pelo professor Alex de Souza Vieira e os estudantes Adeilson Bezerra de Lima, Derek Oliveira Correio, Diego Lopes Silva e Jonas Ribeiro da Silva venceram na categoria Melhor Aplicativo Individual com o desenvolvimento de um aplicativo de audiodescrição para TV Digital: Listening TV. Também colaborou no projeto a estudante do Curso de Letras-Inglê, Isamara Rocha Jucá.

Mais sobre audiodescrição
A plenária sobre Acessibilidade: closed caption, libras, audiodescrição e atualização das normas, moderada por Caio
A Constituição Brasileira de 1988, nos artigos referentes aos direitos das pessoas com deficiência, proíbe
Nem todos os cidadãos conseguem ter acesso ao conteúdo que passa na televisão da mesma

Guia para Produções Audiovisuais Acessíveis

Como uma pessoa com deficiência visual vai ao cinema? No caso do audiovisual, uma das modalidades que torna um filme acessível é a audiodescrição, uma locução roteirizada que descreve ações, linguagem corporal, estado emocional, figurinos e caracterização dos personagens. Esse é apenas um dos recursos que permite colocar em prática o que já é previsto em lei em diversos instrumentos jurídicos e normativos: a acessibilidade como um direito pleno e fator primordial em todas as fases de produção e distribuição do audiovisual. Para orientar produtores de obras audiovisuais sobre como torná-las acessíveis, O Ministério da Cultura lança o Guia para Produções Audiovisuais Acessíveis.

Mais sobre audiodescrição
Norma americana, divulgada pela Divisão de Direitos Civis do Departamento de Justiça dos EUA exige
A ABNT publicou a norma ABNT NBR 15290 / 2016 - Acessibilidade em comunicação na
Com o objetivo de acompanhar a implementação e validar as tecnologias de provimento dos recursos

Como descrever imagens em sites

Quem está acostumado a navegar pela Web, normalmente se depara com diversos tipos de imagens nas páginas: fotos, pinturas, gráficos, infográficos, organogramas, mapas, ilustrações, capturas de tela, e muitos outros elementos visuais. Esses recursos geralmente são utilizados para complementar, adicionar e ilustrar determinadas informações, ou apenas podem decorar/estilizar algum espaço digital. Mas como descrever imagens de modo a torná-las acessíveis para pessoas cegas? Artigo do Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

Mais sobre audiodescrição
Com o propósito de orientar a produção de descrição de imagem de obras disponibilizadas por
Ele chega em casa por volta das sete da noite, depois de trabalhar o dia
Esta audiodescrição tornou acessíveis algumas das fotografias da exposição Sombras e Lugares, de Roberto Giugliani,

Paralimpíada Rio 2016

A Paralimpíada Rio 2016 traz mais de 4 mil atletas de 179 comitês nacionais para a cidade. Com o intuito de incluir realmente a todos, a acessibilidade na Paralimpíada do Rio foi aspecto considerado relevante pelos organizadores, não apenas para os atletas, mas também para o público em geral. Dentre os recursos de acessibilidade disponíveis, estão: atendimento preferencial, comentaristas audiodescritivos para o público com deficiência visual, assim como as instalações foram preparadas para receber as pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida.

Mais sobre audiodescrição
Imagine ter toda a sensação de estar no estádio do Castelão, sentir a vibração da
Paradinha Cerebral faz parte do Circuito Cultural Cidade Olímpica. A peça foi um dos projetos
É com muito orgulho que dividimos com vocês, usuários, amigos e colegas profissionais da audiodescrição,

Audiodescrição nas Eleições: Direito de Todas as Pessoas

Carta Aberta – Audiodescrição nas Eleições: Direito de Todas as Pessoas

Conforme disposto no Decreto 6.949 – Convenção sobre os Direitos das Pessoas Com Deficiência da ONU, na Lei 13.146/2015 – Estatuto da Pessoa Com Deficiência/Lei Brasileira de Inclusão e na Resolução 23.457/2015 do Tribunal Superior Eleitoral sobre as regras para a propaganda eleitoral, os partidos políticos e suas coligações devem tornar suas propagandas acessíveis às pessoas com deficiência através da disponibilização de recursos como audiodescrição, legendas e Libras.

Mais sobre audiodescrição
Nem todos os cidadãos conseguem ter acesso ao conteúdo que passa na televisão da mesma
Sou Flávia Machado, uma entusiasta da audiodescrição, quero te convidar para compartilhar com outras pessoas
A Ancine e o setor decidiram quais vão ser os tipos de arquivos com audiodescrição