Congresso de Acessibilidade: Superação, Tecnologia e Inclusão

Durante os sete dias da terceira edição do Congresso de Acessibilidade serão disponibilizados mais de 60 vídeos entre palestras, entrevistas, oficinas, fóruns e webinários ao vivo. O evento é online e totalmente gratuito e pode ser acessado de qualquer dispositivo. As palestras possuem acessibilidade (Libras, Legenda, Audiodescrição e Transcrição) e serão exibidas pelo Youtube e Vimeo.

Exemplo de inclusão e solidariedade

Os alunos do 4° termo de Jornalismo proporcionaram uma atividade pra lá de especial para a colega de classe Isabela Rocha, na noite desta quarta-feira (23/11). A estudante, que é deficiente visual, teve a oportunidade de acompanhar a apresentação de 20 curtas-metragens produzidos pelos próprios alunos com a ajuda da audiodescrição.

Movimento pela acessibilidade nos cinemas

Animações como: Frozen (2013), Minions (2015) e Toy Story 3 (2010) foram sucesso de bilheteria mundial e até hoje estão no imaginário de milhares de pessoas. Porém, com a predisposição da maioria dos cinemas brasileiros em exibir sessões dubladas, há um grupo que fica excluído: os portadores de deficiência auditiva e visual. Integrantes de Movimento pela acessibilidade nos cinemas procuram mudar esta situação.

Workshop sobre audiodescrição no Itaú Cultural

O Itaú Cultural promove em dezembro a segunda edição do "Entre Arte e Acesso", evento que tem como tema acessibilidade, arte e cultura. As atividades reúnem artistas com diversos tipos de deficiência e de diferentes áreas de expressão para explorar os universos da arte e da cultura sob o viés da acessibilidade. Nesta edição, destaque para o Workshop sobre audiodescrição com Zoe Partington.

Programa Petrobras Distribuidora de Cultura tem 15 milhões para teatro acessível

A partir deste sábado, 5, estarão abertas as inscrições para a quinta edição do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura (PPDC), seleção pública específica para a circulação de peças teatrais no país. O objetivo é contemplar projetos teatrais profissionais, não inéditos, nas categorias “Adulto” e “Infanto-juvenil”, relevantes dentro do cenário cultural brasileiro. O investimento é de R$ 15 milhões para o biênio 2017/2018.

ExpoCine 2016 destaca tecnologias de acessibilidade para salas de cinema

Em 2017, 50% dos cinemas das redes com mais de 21 salas deverão estar equipados com tecnologias capazes de fornecer conteúdo acessível a deficientes visuais e auditivos. Para os exibidores menores, 30% das salas serão obrigadas a apresentar estes recursos no mesmo prazo. E, em 2018, todos os complexos de cinema do País precisarão estar completamente adaptados a esta realidade. Face a esta obrigação, a Expocine 2016 tem como foco a acessibilidade em salas de cinema para pessoas com deficiência, apresentando todas as novidades em tecnologias para o setor.