Audiodescritores em Ação

A Associação Gaúcha de Audiodescritores (AGADE) tem buscado, cada vez mais, afirmar seu papel político em defesa da Audiodescrição como uma política pública. Com base nesse princípio, recentemente nos mobilizamos e promovemos dois importantes eventos que demonstram a disposição dos Audiodescritores em Ação.

Carta aos Trabalhadores da Inclusão Social de Pessoas com Deficiência

Cada um de nós, trabalhadores da inclusão, que escolheu ou, como eu prefiro dizer : que recebeu o chamado a trabalhar em prol das pessoas com deficiência conhece bem o quanto precisamos investir financeira e emocionalmente em nossas carreiras, porque os obstáculos que enfrentamos são inacreditáveis e inconcebíveis! Em Esparta eram executadas e até os dias atuais há pessoas que optam pela interrupção de uma gestação quando os exames identificam que o bebê terá graves deficiências.

Mostra Teatro Para Todos está recheada de audiodescrição neste mês

Aproveitando a Mostra Teatro Para Todos, a agenda da Acessibilidade no Teatro Carlos Gomes e Sala Baden Powell está intensa em dezembro. Serão seis sessões no Teatro Carlos Gomes e duas na Sala Baden Powell com recursos de audiodescrição, legendagem e interpretação na lingua de sinais. Veja a programação e compareça!

Nós Todos Filmes: uma empresa especializada em acessibilidade audiovisual

Foi por acaso que a então estudante de jornalismo Mauana Simas, 27, começou a estagiar no Programa Especial, exibido pela TV Brasil. Ao seu lado na equipe, havia uma repórter com síndrome de Down, uma apresentadora cadeirante, uma intérprete surda. A experiência mudou a forma como Mauana via a deficiência: "Este público geralmente é visto como menor, como se precisassem de ajuda, de cuidado. Mas, ali, eles eram meus colegas de trabalho. Se não fizessem bem a parte deles, iriam atrapalhar a minha e vice-versa. Era uma posição profissional muito de igual para igual", conta. Daí surgiu a ideia de criar a Nós Todos.