Festival do Minuto Acessível

O cineasta paulista Marcelo Masagão criou em 1991 o Festival do Minuto, considerado o "festival da ideia", inspirando a criação de festivais do minuto em mais de 50 países. Já foram produzidos filmes para o Festival por nomes conhecidos como Fernando Meirelles, Tata Amaral e Anna Muylaert e inúmeros realizadores amadores e profissionais. A novidade desde 2017 é que o Festival do Minuto conta com Audiodescrição e Legendagem Descritiva produzidas pela Inclusive Acessibilidade Produção Cultural.

"Profissionalmente nos deparamos com o desafio que é produzir recursos de acessibilidade para obras tão diversas e complexas num tempo ínfimo. Para a audiodescrição do Festival do Minuto, tivemos que exercitar um grande poder de síntese. Entre 2017 e 2018 produzimos cerca de 80 roteiros de um minuto e para este ano de 2019 teremos cerca de 30 filmes e traremos algumas vozes bem conhecidas do universo cegal", enfatiza Georgea Rodrigues, diretora da Inclusive.

Um júri composto pela Diretora de Fotografia Sylara Silvério, pela Jornalista Mariana Queen, pelos Cineastas Alice Riff, Maurício Lídio, Julia Anquier e pelo Curador do Festival do Minuto, Marcelo Masagão elegeram o filme "Caixa Mágica" de Carol Santino, Thais Barreto e Xúlia Doxagui como o Melhor Minuto de 2018 dentro da Mostra Melhores Minutos 2018, exibida na Rede de Exibição do Festival do Minuto 2019.

Além de "Caixa Mágica" no player acima, a produtora de acessibilidade disponibiliza em sua página no FACEBOOK as outtras produções que receberam menção honrosa Na Mostra de 2018, além de alguns filmes de 2017. Para quem deseja acessar filmes do Festival do Minuto com acessibilidade é só clicar na página Inclusive Acessibilidade Produção Cultural!.

Fonte: Inclusive Acessibilidade Produção Cultural

Mais sobre audiodescrição
Assistir as produções cinematográficas está cada vez mais ao alcance das mãos. Eu mesmo tenho
O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias
Um festival que pretende devolver aos mágicos as “luzes da ribalta”, promovendo um encontro entre