No dia 23 de outubro teve início o 1º Encontro Nacional de Audiodescritores – "Traduzindo Imagens em Palavras", promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O encontro, que ocorre na Estação Pinacoteca, em São Paulo, termina no dia 24 de outubro.
Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
1º Encontro Nacional de Audiodescritores começou hoje
Abertura do evento que destaca importância da audiodescrição
Para a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, a audiodescrição "é um bem fundamental do qual não podemos abrir mão. É o direito à comunicação, à informação".
Segundo ela, "estamos falando do mundo da comunicação, que nunca foi tão importante para aproximar as pessoas, nunca foi tão eficiente". A Secretária destacou ainda que a Secretaria cumpre o papel de "viabilizar o que a sociedade entende como prioritário". Dra. Linamara ressalta que a Secretaria é a extensão da sociedade civil articulando junto ao Poder Público as necessidades da busca da cidadania e dos direitos fundamentais. "Todos os mecanismos do Governo do Estado serão colocados a serviço dessa causa", afirma.
Um dos grandes objetivos do encontro é divulgar a audiodescrição, recurso de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, pessoas com deficiência intelectual, idosos, disléxicos e outros segmentos da população, tornando-a conhecida como uma poderosa ferramenta de inclusão social para a sociedade em geral, empresas (especialmente do departamento de Marketing), profissionais das áreas de TV, cinema, teatro e artes em geral (incluindo museus e casas de espetáculos).
Sobre a Audiodescrição
A audiodescrição é o recurso que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual em cinema, teatro e programas de televisão. No Brasil, segundo dados do IBGE, existem, aproximadamente, 16,5 milhões de pessoas com deficiência visual total e parcial, que se encontram excluídas da experiência audiovisual e cênica.
A acessibilidade aos meios de comunicação é um tema que está em pauta no mundo todo. Os esforços neste sentido buscam não apenas proporcionar o acesso a produtos culturais para uma parcela da população que se encontra excluída, como também estabelecer um novo patamar de igualdade baseado na valorização da diversidade.
Programação
23/10/08 – quinta-feira
14h – Abertura para o público com Sessão Cinema
15h00 às 16h00
– Comerciais
– Trailers
– Longa
16h -17h – Mesa redonda com as empresas – Coordenador: Reinaldo Bulgarelli
17h- 18h – Festival de Curtas
DIA 24/10/08 – sexta-feira
10h – 12h – Sessão Pipoca
Curtas infantis
Longa infantil
11h30-12h30 – Bate papo com a audiodescritora Livia Motta
12h30-14h – Intervalo
14h – 16h- Sessão de Cinema
16h – 17h – Mesa Redonda: Audiodescrição na TV
17h – Assinatura de Manifesto em defesa da Audiodescrição
18h- Encerramento/ Coquetel
Fonte: Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência