O Centro Cultural Louis Braille e a ONG Vez da Voz vão realizar um curso com o objetivo de preparar profissionais para atuarem como audiodescritores de filmes e de programas de televisão.
Postagens publicadas em: agosto de 2011
Sobre dublagem: Octavio Caruso responde a Pablo Villaça
Lendo novamente polêmicas acerca da dublagem, vejo-me na obrigação de tocar novamente neste assunto, esperando que estejamos rumando para uma época em que o respeito seja a palavra de ordem…
TV Gazeta acompanha audiodescrição do Chaves
Hoje fui ao SBT conhecer como é feita a audiodescrição do "Chaves".
Teatro Sérgio Cardoso: obras prevêem acessibilidade para pessoas com deficiência
"É uma história que está sendo recuperada nessa reforma. É um dos melhores palcos de São Paulo e conta a história do teatro paulistano", diz Glória Menezes, que, em 1995, encenou no Teatro Sérgio Cardoso "Regras do Jogo", ao lado de Paulo Autran (1922-2007).
Malefícios da dublagem: para quem?
Na última sexta-feira, O Planeta dos Macacos: A Origem chegou aos cinemas brasileiros com um anúncio preocupante feito pela Fox: o filme seria lançado com mais cópias dubladas do que legendadas em nossas salas. Reparem que estamos falando de um longa com classificação indicativa "12 anos" e que, portanto, esta decisão nada tem a ver com o conceito de torná-lo "acessível" aos espectadores mais jovens. Não, a ideia era atender a um público adulto que rechaça legendas – não por problemas físicos (falarei disto adiante), mas por simples preguiça de ler. Sim, os defensores da dublagem usam argumentos dos mais diversos (que contestarei abaixo), mas, no fundo, a questão é uma só: preferem a comodidade de assistir a um filme que não os obrigue a praticar o que aprenderam na alfabetização. Afinal, se já fugiram das bibliotecas, por que deveriam ser encurralados por letras nas salas de cinema?
Gravatá recebe Oficinas de Inclusão e Acessibilidade
Em parceria inédita entre a FUNDARPE e a Prefeitura de Gravatá, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), trouxe para o município os facilitadores , voluntários, que são articulados por sua equipe ‘responsável’ pela realização das Oficinas de Inclusão e Acessibilidade, em Gravatá. As Oficinas vão até quarta-feira, dia 31, nos principais prédios públicos do município.
Após reforma, Teatro Sérgio Cardoso será reaberto com adaptações para audiodescrição
Os espectadores não vão notar muitas diferenças. Mas o Teatro Sérgio Cardoso, na Bela Vista, vai reabrir as portas no próximo dia 9 renovado por dentro, após ficar um ano em obras e nove meses fechado.
Quatro últimos filmes com audiodescrição, no Centro Cultural Banco do Brasil
Quatro últimos filmes com audiodescrição, no Centro Cultural Banco do Brasil, rua Álvares Penteado, 212, entre as estações são bento e sé, do metrô. chegando 2:00 antes da apresentação.
O Ônus da Audiodescrição: depoimento de uma mãe
Nota do Blog: depoimento de Rosangela Gera durante a realização do seminário "Avaliação dos Primeiros 45 Dias da Audiodescrição na TV"
Boa Tarde a todos,
Eu fui pega de surpresa com o Projeto de Lei – a Lei Laurinha pelo livro acessivel – anunciado pela deputada Rosinha e espero que a Laura traga sorte para sua aprovação por que a luta pelo livro acessivel já vem sendo travada por muita gente antes de nós.
Apesar de não ter procuração para falar em nome dos pais e mães das crianças cegas do Brasil, tenho certeza de que aprovariam minha fala.
IGUALE produzindo audiodescrição para a MTV
A Iguale Comunicação de Acessibilidade é a produtora responsável pela AUDIODESCRIÇÃO da MTV Brasil.