O olhar que transcende o olho: vendo o mundo pelos olhos de um deficiente visual

A Feira Cultural de 2012 do Colégio Mary Ward baseou-se no tema da Campanha da Fraternidade: Saúde Pública. A partir dessa temática, os alunos do 9º ano A enfocaram aspectos relacionados a uma área da saúde que, muitas vezes, acaba sendo esquecida: A deficiência visual.

A sala foi dividida em 5 grupos e cada um deles pesquisou diferentes recursos que um deficiente visual necessita para levar uma vida saudável, tais como: recursos para mediar a aprendizagem, para favorecer a locomoção, para permitir a interação lúdica e social, para viabilizar o acesso aos meios audiovisuais e para facilitar as atividades do dia a dia.

Os grupos desenvolveram espaços que permitissem a interação do visitante a fim de que o mesmo pudesse experimentar a sensação de realizar atividades simples – como jogar um jogo da memória, "assistir" a uma propaganda, caminhar, ler, fazer um desenho etc – sem o auxílio da visão.

Dessa forma, os alunos criaram jogos adaptados, apresentaram materiais produzidos em Braille e explicaram o sistema dessa escrita, reproduziram um percurso com a marcação de solo que orienta os deficientes visuais, orientaram os visitantes sobre a lei do cão-guia, mostraram como aparelhos com recursos sonoros facilitam a utilização dos deficientes visuais e realizaram a audiodescrição de uma propaganda da empresa Coca-Cola.

Aproveite e faça você mesmo o teste. Veja a propaganda de olhos fechados e sem audiodescrição. Depois, assista-a novamente e com audiodescrição na voz da aluna Geovana Peres e texto desenvolvido pelo seu grupo Lucas Bassi, Victor Álvaro, Amanda Pinhati, Matheus Lima e Giulia Loureiro.

Atualmente, no Brasil são poucas as empresas que se preocupam em oferecer publicidades ou programas televisivos com esse recurso.

Parabéns a todos do 9º ano A. Certamente foi um trabalho que contribuiu muito para a aprendizagem e a reflexão de vocês enquanto cidadãos.

Professoras Priscila (Espanhol) e Alessandra (Matemática).

Nota do Blog: e parabéns do Blog da Audiodescrição para os alunos, as professoras, e o Colégio Mary Ward pela iniciativa. Com atitudes como essa, seus alunos certamente se tornarão adultos inclusivos, que saberão respeitar a diversidade!

Fonte: Colégio Mary Ward



Mais sobre audiodescrição