Projeto Museus e Acessibilidade

O Instituto dos Museus e Conservação (IMC) lança o projeto Museus e Acessibilidade. Surgido em 2003, Ano Europeu da Pessoa com Deficiência, tem o objetivo de promover a acessibilidade nos museus tutelados.

O projeto assentou um protocolo com associações representativas de pessoas com deficiência motora, visual, auditiva e mental: FENACERCI (Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social, pela deficiência mental; ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, pela deficiência visual; IJRP (Instituto Jacob Rodrigues Pereira pela deficiência auditiva; APPC-NRS (Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral – Núcleo Regional do Sul pela deficiência motora; ANACED (Associação Nacional de Arte e Criatividade de e para Pessoas com Deficiência.

O projeto, que consiste em uma parceria com vários órgãos portugueses, se concentra na montagem de exposições acessíveis e a formação de profissionais de museus. Na área da edição, publicou em 2004 o livro Museus e Acessibilidade, segundo volume da Coleção Temas de Museologia. O livro serve como um manual de boas práticas que auxilia profissionais na área de museus, arquitetos e designers a conceber exposições acessíveis.

Fonte: Acessibilidade em Ambientes Culturais



Mais sobre audiodescrição