Afiliadas da Globo e SBT são notificadas para cumprimento de exigências de acessibilidade

O Ministério Público Federal notificou 11 emissoras de rádio e televisão de Mato Grosso do Sul, entre elas afiliadas da Globo e SBT, sobre irregularidades nos recursos de acessibilidade dos telespectadores, previstos em lei. Levantamento da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) apontou que 11 das 14 empresas de radiodifusão de som e imagens na Capital estão em desconformidade com as exigências de acesso para pessoas com deficiência.

Descrição Visual: Acomodação de Desafios

Descrever cenas, em se tratando de películas, para a camada de áudio é em si uma espicaçada e tanto. O lençol extra é não cair na tentação de ser o próprio ator quando, para além da descrição visual – termo que, confesso, soa-me mais adequado -, faz-se necessário dublar o filme.

Imagem Pela Palavra: artigo da audiodescritora Bell Machado

O cinema, como arte audiovisual, se comunica por meio de uma linguagem. No que se refere à linguagem visual, ou seja, à imagem, o cinema constrói sua comunicação de duas formas: pelo conteúdo da imagem e pela forma pela qual captamos este conteúdo. O conteúdo é responsável pelo sentido lógico. A forma de registro são os planos e movimentos da câmera. Se a imagem no cinema constrói sua comunicação pela forma e conteúdo, a audiodescrição no cinema também deve seguir os pressupostos da linguagem da arte a que se propõe descrever, ou seja, uma audiodescrição que não se restrinja a descrever somente o conteúdo das imagens, mas que se estenda à maneira pela qual elas são registradas, sua linguagem. Daí o título deste artigo – Audiodescrição no Cinema: A Imagem Pela Palavra.

Cine As Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível

O Cine às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível realiza sua segunda edição nos dias 4 e 8 de julho, entre o Centro de Artes e Comunicação (Cac) da UFPE, na Cidade Universitária, e o Cinema do Museu, no Museu do Homem do Nordeste, em Casa Forte.