Esplendor com audiodescrição na Mostra Internacional de Cinema

Esplendor” (ou "Hikari", no original) é uma lufada de delicadeza numa safra de filmes pesados. Não que a diretora japonesa Naomi Kawase aborde aqui um tema leve, muito pelo contrário. Mas o resultado é uma obra sensível sobre a perda da visão e o sentido do próprio cinema que será exibida com audiodescrição para o público cego.

Audiodescrição gravada em eventos ao vivo: pode?

A audiodescrição é um recurso de acessibilidade, um instrumento poderoso de inclusão social, cultural e de sensibilização do público com deficiência visual, seja em espetáculos de teatro, dança, musicais, óperas, no cinema, em exposições e até mesmo em eventos sociais como casamentos, dentre outras celebrações. Dependendo do tipo de produto audiovisual, pode-se fazer audiodescrição gravada ou ao vivo.

Cidades oferecem opções de turismo com audiodescrição para cegos

Foi uma experiência em que todos enxergaram. Na tarde deste sábado, pessoas com e sem deficiência visual participaram de uma nova opção de turismo com audiodescrição. A iniciativa partiu da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SDET) e faz parte da Semana Municipal de Turismo.O projeto contou com o apoio de alunos do curso de Turismo, Museologia e Letras da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).