Inscrições abertas para curso de extensão em audiodescrição na USP

A Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para o curso de extensão em audiodescrição: Princípios Básicos de Audiodescrição – uma abordagem teórico-prática. A audiodescrição é uma ferramenta narrativa que transmite informações compreendidas visualmente para cegos e pessoas com baixa visão, como, por exemplo, expressões faciais e corporais, ambiente, figurinos, efeitos especiais etc. Ela é frequentemente usada pela televisão, cinema e outros meios de comunicação visual.

Sambódromo do Anhembi terá audiodescrição e língua de sinais

Para ampliar a acessibilidade na maior festa cultural do Brasil, a Prefeitura de São Paulo promove o segundo ano do ‘Carnaval Acessível’, ação que levará audiodescrição e interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos desfiles das Escolas de Samba do grupo especial no Sambódromo do Anhembi, nos dias 9 e 10 de fevereiro e no desfile das campeãs, dia 16 de fevereiro.

Canal Acessível terá colaboração de youtubers famosos

Na sexta-feira, 2/2/18, durante painel na Campus Party, a IQ agenciamento e a ETC Filmes lançaram o Canal Acessível, perfil no YouTube onde as empresas, em sociedade, vão publicar vídeos de nove agenciados da IQ Agenciamento adaptados para atender tanto cegos (audiodescrição), mudos (legenda descritiva) e surdos (libras) em um mesmo vídeo. A página estreia com um teaser e dois vídeos e será alimentada com novos vídeos uma vez por semana.